UNIVERSIDADE ESTADUAL DA BAHIA – UNEB
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E TECNOLOGIAS – DCHT CAMPUS XVI – IRECÊ-BA
TURMA: 5º SEMESTRE DE LETRAS
DISCIPLINA: SIPE V
DOCENTE: LUCILEIDE DAVID
DISCENTE: MAGALI SANTANA SANTOS FREITAS










SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal .- In: I introdução geral – 18ª Ed. – Rio de Janeiro: Record, 2009.



No primeiro capítulo do referido livro, Milton Santos enfoca ao leitor a necessidade de refletir acerca dos problemas e dores do mundo atual; nessa perspectiva, transmite dados relevantes quanto à confusão gerada em nome de uma globalização. Neste sentido, apresenta o extraordinário progresso da ciência e das técnicas responsáveis pela disseminação e reprodução de tal globalização, sendo esta analisada como perversa, por criar um mundo fabuloso que vive numa era de produção de imagens e do imaginário, uma sociedade a serviço do dinheiro em detrimento do respeito e convívio social.
A partir dessas questões, apresenta possibilidade de considerar a existência de pelo menos três mundos num só: o mundo tal como nos fazem crer; o mundo como é e o mundo como deve ser. Considerando o primeiro como o mundo das fantasias e engano, uma sociedade adoradora do consumo, no segundo mundo, a globalização aparece como uma fábrica de perversidades, onde as mazelas sociais, morais e espirituais da humanidade crescem assustadoramente através da competitividade acirrada dos maiores sobre os menores e, finalmente consegue envolver o leitor num ideário de um outro mundo, mediante uma visão de globalização mais humana, na valorização do espaço e do ser humano em especial, num mundo como realmente deve ser.