terça-feira, 19 de abril de 2011

TRABALHO APRESENTADO À DISCIPLINA: PRÁTICA PEDAGÓGICA III



        
  







                 Símbolo UnebUNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E TECNOLÓGICAS –DCHT CAMPUS XVI – IRECÊ / BA
CURSO: LETRAS – QUARTO SEMESTRE
DISCIPLINA: PRÁTICA PEDAGÓGICA III










Professor Conteudista














IRECÊ
2011
Elka Viviana de Paula Silva
Fabiana Pereira Dias
Mauro Jakes Farias da Cruz
Jamile Alves dos Anjos
Magali Santana Santos Freitas
Malane Apolonio da Silva
Milton de Oliveira Cardoso Junior
Taciane Pereira dos Santos
Sonia Marlene Figueredo de Oliveira














Atividade solicitada pelo professor Fabrício como requisito de avaliação da disciplina Prática Pedagógica III.





















IRECÊ
2011

O PROFESSOR CONTEUDISTA, por Elka, Fabiana, Mauro Jakes, Jamile, Magali, Malane, Milton, Taciane e Sonia Marlene, Irecê Bahia, 2011.



PERSONAGENS:

Diretora: Jamile Alves
Coordenadora Pedagógica: Taciane Pereira
Professor: Mauro Jakes
Alunos: Malane, Fabiana, Sonia, Milton, Magali e Elka.


PRIMEIRO ATO

[Sala da direção, onde se encontra a coordenadora pedagógica Taciane Pereira e a diretora Jamile Alves dialogando com o professor Mauro que acabou de chegar para questionar a respeito do calendário escolar]

 CENA I:

(Professor Mauro Jakes)

Senhora diretora, não há a possibilidade de aumentar a quantidade de aulas para minha turma?

(Diretora Jamile)

Professor Mauro, eu já lhe falei que eu não posso mudar o calendário das aulas simplesmente porque você não está sabendo dividir seu tempo.

(Coordenadora Taciane)

O senhor tem uma carga horária a ser cumprida. Você não participou do planejamento pedagógico?

(Professor Mauro Jakes)

Tudo bem. Acho que eu me equivoquei ao solicitar mais aulas. Acho que vou seguir o mesmo ritmo do ano passado.

 CENA II:


[Ao chegar à sala de aula o professor Mauro Jakes senta-se em sua mesa, iniciando a aula com a chamada e em seguida expõe todos os materiais didáticos a serem estudados na unidade]

(Professor Mauro Jakes e alunos)

Bom dia! Prestem atenção na chamada: 1, 2, 3, 4, 5, 6. O assunto hoje será o verbo e suas flexões, entretanto eu trouxe para o conhecimento da turma todo o conteúdo a ser estudado durante esta primeira unidade.

CENA III



[Momento de explicação do conteúdo: Verbo e suas flexões com o professor Mauro Jakes (10 minutos). Alunos atentos à fala do professor, sem nenhuma interrupção.]

(Professor Mauro Jakes)

Verbo é a palavra que indica ação, estado, fenômenos da natureza e outros processos como ocorrências, desejos, mudanças de estados.

O verbo se flexiona em:

·         Número (singular ou plural);
·         Pessoa (1a, 2a ou 3a);
·         Tempo (presente, pretérito e futuro);
·         Modo (indicativo, subjuntivo e imperativo e formas nominais);
·         Voz (ativa, passiva e reflexiva).


Modo - Indica a atitude do falante em relação ao fato que se comunica.
·         Indicativo: refere-se aos fatos considerando-se que eles ocorreram, ocorrem ou ocorrerão.
Ex. Eu comprei aquela roupa.
·         Subjuntivo: o fato é considerado como possibilidade, um desejo, uma suposição.
Ex. Talvez eu compre aquela roupa.
·         Imperativo: o fato é considerado como uma ordem, um conselho.
Ex. Compre aquela roupa!


Tempo : Localização do fato no tempo.
As flexões de tempo e modo estão associadas:

No Indicativo
-Presente: exprime um processo simultâneo ao ato da fala. Ocorre que esse tempo poderá ter o valor de um presente narrativo ou histórico, como se fosse o pretérito perfeito.

Ex: “Em 1808, a família real desembarca no Brasil.”

Também poderá o Presente apresentar-se com valor de futuro, ou, ainda de um algo que seja costumeiro, habitual.

Ex: Amanhã eu ligo para você.
“Todo dia ela faz tudo igual...”

-Pretérito
Imperfeito: exprime um processo passado com duração no tempo.
Ex:“Ela me esperava no portão”.

Principalmente na linguagem coloquial, o Imperfeito pode ser usado com valor de futuro do pretérito.
EX: “Se eu tivesse mais intimidade com o grupo, eu o chamava para o passeio.

Perfeito: exprime um processo passado, totalmente concluído.
EX: “Stop./ A vida parou ou foi o automóvel?”

Mais que perfeito: exprime um processo anterior a um processo passado.
Ex: Antes de encontrá-la na festa de ontem, eu falar a com ela sobre o que vestiríamos.

Em orações optativas, é comum ser usado o Mais-que-perfeito:
EX: Quem me dera ganhar na loteria!


-Futuro
Presente: exprime um processo posterior ao momento em que se fala.
EX: “E cada verso meu será pra te dizer ...”.

O Futuro do presente pode ocorrer com valor de presente, mas expressando dúvida, probabilidade.
 Ex: Em minha carteira, deverei ter o suficiente apenas para pagar agora meu ingresso...

Conhecemos ainda o Futuro do presente sendo usado com valor de imperativo. Ex: “Não roubarás.

Pretérito: exprime um processo possível no passado.
Ex: Eu seria feliz, caso tivesse mais dinheiro.

O Futuro do pretérito exprime, ainda, uma hipótese, probabilidade, incerteza. Pode ocorrer com valor de presente, exprimindo modéstia ou cerimônia.
Ex: Você, por favor, poderia passar-me o adoçante?

No Subjuntivo

Presente (ame)
Pretérito imperfeito (amasse)
Futuro (amar)
Imperativo- Presente - afirmativo (ama) / negativo (não ames)


Formas nominais são aquelas que, além de possuírem valor verbal, podem exercer a função de nomes. Há, ainda, três formas nominais:

Gerúndio – ndo (amando)
Particípio – regulares (amado) / irregulares (aberto).
Infinitivo - -impessoal (amar) e pessoal (amarmos).


CENA III:  

[Após os 10 minutos de aula o professor inicia a escrita ao quadro. E os alunos dialogam sobre as questões que envolvem as dúvidas sobre a aula.]

(Aluna Malane)

Você viu Fabiana, o pessoal da sala ao lado, não fazem exercícios todos os dias não... Assistem a filmes, fazem dinâmicas e até peças teatrais. Que professorzinho sem futuro esse viu.

(Aluna Fabiana)

É mesmo, quem já se viu professor que não faz atividade. Perdendo tempo, ou melhor, enrolando a aula. Eu vou copiar logo o conteúdo do quadro antes que o professor apague.

(Aluna Elka)

 Professor, o senhor está sabendo do surto de Caramujo? Olha, segundo informações, o caramujo transmite doenças. Será que ele é quem transmite a esquistossomose?

(Professor Mauro Jakes)

Não faz parte do nosso conteúdo a ação do caramujo, veja isso com seu professor de Ciências.

(Aluna Magali)
Mas essa Elka gosta de complicar as coisas, não está vendo que o professor dá aulas sobre gramática? E se ele for falar sobre caramujo vai perder muito tempo da sua aula com assunto que não é referente à sua disciplina? Vamos professor, continue com verbos que está muito interessante essa aula.
Professor, o outro assunto que o senhor havia mencionado na aula passada vai ser aplicado hoje também?

(Professor Mauro Jakes)

 Sim. Mais vamos logo, copiem que vocês já estão lerdos demais em relação ao tanto de conteúdo a ser dado.

(Aluno Milton)

Professor, todo dia o senhor faz a mesma coisa: entra, fala e copia. Foi assim com a aula de hoje. Eu já copiei tudo, mas não aprendi nada. Não tem outro jeito de aprender?

(Aluna Sonia)

  Professor anda rápido, porque se não a aula vai acabar, e eu quero copiar todo o conteúdo.

                                                                 (Aluna Elka)

 Credo, esse professor só sabe copiar, copiar... Falar, falar... Conteúdo atrás de conteúdo. Para que me servem todas essa regras. Ninguém merece isso não.


(Professor Mauro Jakes)

 Até amanhã pessoal, não se esqueçam de responder aos exercícios das páginas 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16 e a redação de 30 linhas que complementa todo o raciocínio desenvolvido nos exercícios.





                                        






Referências:
FARACO, Carlos Emílio, MOURA, Francisco Marto de e MARUXO JR., José Hamilton. Gramática Nova.  Ed. 15. Editora Ática, São Paulo, 2009.
MENEGOLLA, Maximiliano. E agora professor. Ed 3. Editora Mundo jovem, 1989.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.